Quando foi a última vez que você limpou o reservatório do seu condomínio? Infelizmente há muitos condomínios que estão devendo essa importante obrigação. E fica o alerta: você precisa fazer a limpeza das caixas d’água de seis em seis meses.

A concessionária do serviço de águas é responsável pelo fornecimento da rua até a entrada do prédio. Daí em diante é responsabilidade do condomínio, que precisa cuidar da qualidade da água para que ela não seja contaminada.

Tão importante quanto realizar a limpeza, é também vistoriar as caixas quando elas estiverem vazias. Solicite à empresa que fará o serviço de limpeza para que verifique como está a impermeabilização do reservatório para aferir se há necessidade de uma manutenção preventiva ou corretiva.

Depois de executada a limpeza é importante fazer um laudo de potabilidade. A Anvisa determina os parâmetros mínimos de potabilidade da água, que devem ser seguidos, e uma empresa especializada deve fornecer ao condomínio esse documento.

Recapitulando as ações:

1. Limpar os reservatórios de seis em seis meses;
2. Na ocasião da limpeza realizar vistorias e eventuais manutenções;
3. Fazer o laudo de potabilidade para garantir a qualidade da água.

Vale lembrar que o síndico é responsável por essas ações e, se algum condômino passar mal devido à má qualidade da água, ele poderá ser acionado, inclusive judicialmente. Portanto, não deixe de realizar esse importante item de manutenção do condomínio!