Uma gestão transparente é fundamental para evitar fraudes no condomínio. Confira cuidados necessários para evitar esse tipo de prática que pode envolver não apenas o síndico, mas também funcionários, administradora e membros de conselhos.

Em março foi noticiado um caso de uma administradora em SP que teria sumido com 30 milhões de conta conjunta de 40 condomínios que administrava. O escritório da empresa foi fechado, e a polícia investiga o calote. Como evitar esse tipo de situação?

• Auditoria: traz segurança para o Conselho, que nem sempre tem preparo suficiente para detectar irregularidades. Deve ser feita por empresa independente com profissionais de contabilidade ou economistas.

• Transparência das administradoras: os condomínios devem ter acesso aos documentos originais e prestações de contas acessível, com a fiscalização constante pela comissão responsável.

• Fraudes mais comuns: não lançamento de receitas, pagamentos fora da rede bancária, cotações sem transparência, saques sem comprovações, contratação de serviços desnecessários, falsificação de comprovantes, superfaturamento, gastos excessivos, retenção de valores para pagamentos de impostos e outras obrigações, estão entre as fraudes mais frequentes.

• Fique de olho: o acompanhamento frequente é chave para a detecção precoce de qualquer fraude. Saldos e movimentações bancárias devem ser avaliados constantemente pelo síndico e conselho, e moradores devem comparecer às assembleias para identificar problemas.

O guia completo elaborado pelo portal Síndiconet pode ser acessado aqui: https://tinyurl.com/36f8kkun

O dinheiro do condomínio é um assunto que deve ser tratado com o maior respeito possível. Procure uma administradora que ofereça ferramentas de gestão e acompanhamento diário, como a Delta Domus. Entre em contato e conheça nossos serviços!

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