Março engloba duas campanhas de prevenção ao câncer no Brasil: o Março Lilás (câncer de colo do útero), e o Março Azul Marinho (câncer colorretal). É vital informar-se a respeito dos sintomas iniciais para evitar um diagnóstico tardio.

Câncer do Colo de Útero – terceiro tipo de câncer mais frequente entre a população feminina no país, é a quarta causa de morte de mulheres. É causado, em sua grande maioria, pela infecção por variações do HPV (ou Papilomavírus Humano), uma infecção genital sexualmente transmissível. A doença se desenvolve lentamente, e o aparecimento de sintomas pode indicar um quadro já avançado. Sintomas: sangramento vaginal, dores locais e corrimento vaginal. Nesses casos, é necessário auxílio profissional imediato para avaliação e tratamento. A principal forma de prevenção é diminuir o risco de contágio por HPV, por meio de preservativos ou vacina, disponível para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. Além disso, o exame papanicolau é capaz de identificar alterações celulares pré-cancerígenas precoces que, se tratadas, são curáveis em quase todos os casos.

Câncer Colorretal – terceiro tipo mais comum de câncer, origina-se no intestino grosso e no reto. Fatores genéticos e avanço de idade aumentam a chance de aparecimento de tumores nessa região, sendo mais comum em pessoas com mais de 50 anos. Existem diversos fatores de risco como sedentarismo e sobrepeso, alimentação pobre em fibras e rica em carnes vermelhas, tabagismo e alcoolismo. Grande parte da prevenção envolve principalmente a manutenção de hábitos saudáveis. Sintomas: diarreia, constipação, dor abdominal ao evacuar, mudança nas fezes (cor, espessura), perda de peso e anemia. Um dos maiores indicadores é a presença de sangue nas fezes. Possui uma alta chance de cura, principalmente se diagnosticado em estágio inicial.

Fonte: Ministério da Saúde