A eficácia da coleta seletiva em condomínios depende de uma boa comunicação para o engajamento de todos.

A comunicação deve estar entre as prioridades do síndico que deseja alcançar a eficácia na gestão de resíduos, tanto em empreendimentos residenciais quanto comerciais. É importante que se aposte em diversos canais de diálogo, focados nos diferentes públicos do condomínio. Manter moradores e funcionários engajados no processo exige persistência e criatividade.

Para sensibilizar os condôminos, uma dica é formar uma comissão de reciclagem com pessoas que tenham interesse e algum conhecimento sobre o assunto. Essa comissão pode visitar os condôminos para treiná-los. Cartazes e banners de convite são opções para ampliar o alcance da iniciativa.

As crianças também devem ser envolvidas no processo. Como muitas escolas trabalham a questão da reciclagem, os menores podem expor seu conhecimento sobre o tema.

Palestras podem ser organizadas, não só para moradores, mas também para funcionários e diaristas. Uma boa maneira de conscientizar as diaristas é pedir que desçam por 15 minutos no dia seguinte ao evento da coleta seletiva. Assim, um funcionário do prédio que tenha ouvido a palestra pode repassar os tópicos mais importantes e explicar como o material deve ser apresentado: limpo e separado.

Comunicados de incentivo à coleta seletiva devem ser mantidos por pelo menos três meses após a implantação. A comunicação intensiva é a melhor forma de conscientizar as pessoas.
Também é importante manter os moradores a par da melhora do processo. Dizer o quanto de lixo reciclável está sendo arrecadado por mês ajuda a manter o interesse pela separação do lixo.

Todos podem fazer a diferença na preservação ambiental!


Com informações de sindiconet.com.br